Calculadora.




Páginas

SEJAM BEM - VINDOS AOS BLOGS DO CLUBE DE XADREZ SANTO ANTÔNIO DE JESUS! CLIQUE NO ENDEREÇO ABAIXO!

Meu e-mail (Correio Eletrônico) e o blog principal do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus:

E-mail (Correio Eletrônico):
proffabiomotta@yahoo.com.br
----------------------------------------------------------
Blog do Clube de Xadrez Santo Antônio de Jesus - Bahia:
www.cxsajba-links.blogspot.com
Neste blog tem mais de cinquenta blogs, com áreas diversas do conhecimento;
Vídeos educativos;
Campanhas educativas.
Obrigado, pelas visitações aos blogs, que faço postagens!
Sejam bem-vindos!
Voltem sempre!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

Gostaria de sugestões e críticas construtivas! Obrigado!

Postagens populares

Translate

Total de visualizações de página

Seja bem-vindo! Você é o visitante de número:

HOMENAGEM AO MEU FALECIDO PAI, O ENGENHEIRO CIVIL RUY TADEU DA MOTTA.

Homenagem ao meu estimado pai, o Engenheiro Civil Ruy Tadeu da Motta: Este blogger é elaborado e dedicado ao seu espírito elevado! Não é por ser meu pai, afinal, a verdade tem que ser dita: ele estava acima de seu tempo, nas idéias e na conduta exemplar! Quem não gostar dele, tem algum distúrbio de caráter e personalidade. Um pai maravilhoso como o meu é uma bênção de Deus!
Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

sábado, 4 de julho de 2009

GENEALOGIA DA FAMÍLIA MOTTA.

FOTOS 66.


MOTTA
Família Motta de Cabreúva
Família numerosa e que muito contribuiu pra o crescimento de Cabreúva, os Motta chegaram na cidade através de
Francisco Pereira Motta. Filho de pais portugueses, veio de Taubaté-SP com sua esposa Mariana Isabel dos Santos. Com eles veio o Cônego Motta, irmão de Francisco Pereira Motta.
O casal Francisco e Mariana teve oito filhos, Francisco, Paulino, Maria, Antônio, José, João Batista, Odelgonda e Emília.
Franscico Pereira Motta (Chiquinho Lopes) casou-se com Dona Sergina e tiveram Carmem, Lúcia, Aristides, Chicuta (Tenente Francisco Pereira da Mota Filho, que, além de chefe da Guarda Civil de São Paulo, foi prefeito-nomeado de Cabreúva), Irene e Cacilda. Viúvo, Chiquinho Lopes, como era conhecido casou-se com Dona Roda, com quem teve Zito, Lurdinha, Wagner e Mariana.
O filho Paulino casou-se com Dona Benedita e Maria casou-se com Epaminondas.
Antônio (Toninho Lopes) casou-se com Nina e desta união nasceram Nenê, Zezinho, Lucinda, Toninho e Roque José (Zeca Motta), que trabalhava cmo Fiscal de Renda do Estado de São Paulo, casou-se com Dona Zezé Motta e tiveram os filhos José Benedito da Motta (Zizo), os gêmeos Ari e Inah, Lurdes e Antônio (Nino).
Como Fiscal, o Sr.José mudou-se para Itu e depois para S.Paulo; depois Pindamonhangaba e finalmente voltou para Cabreúva, vindo a falecer.
João casou-se com Maria e tiveram dois filhos, Rubens e Benedito. Odelgonda, conhecida por Dona Tica, casou-se com Antônio Sampaio e tiveram os filhos Névio, Roque, Cidinha e Geraldo (Padre Geraldo, que hoje se encontra em Roma como pároco).
Emília casou-se com João da Silveira Navarro. Dessa união nasceram João Batista, Luíza, Alcides, Maria Anália e Lucídio, patrono da EEPSG "Lucídio Mota Navarro"
Dona Emília, mulher católica fervorosa, preparava remédios milagrosos para curar gripe. Foi a primeira agente do correio de Cabreúva, que funcionava em sua própria casa.
A família é uma das raízes do Município.(Fonte: Livro Cabreúva Nossa Cidade, Nossa Memória de Edoardo Coen, Silvana Pereira de Oliveira e Antonio Melo Mesquita)
Origens da Família Motta
Segundo consta, Gomes Fernandes de Gondar era o nobre Senhor da Terra do Olo, no Concelho de Gestacô. Tinha como filho Rui Gomes de Gondar.
Rui, porque vivia na "Terra da Motta", achou por bem acrescentar-lhe o apelido ao sobrenome, tornando-se o primeiro a dar início à família com essa denominação toponímica.
Senhor de grandes posses, Rui fundou a "Quinta da Motta", na Freguesia de Celorico de Basto, região do Minho, ao norte de Portugal. Ainda cultivou maiores bens no distrito de Lanhoso, às margens do rio Ave.
De sua família, houve por descendente o Dr. Jerônimo da Motta, desembargador do Paço e da Fazenda Real, Juiz e nobre da Casa de D. João Terceiro, da dinastia de Avis. De D. João, o ilustre Juiz recebeu, por decreto, o brasão de armas.
O Brasão da Família Motta
O escudo de armas é esquartelado simples, com o primeiro e o quarto quartel esmaltado em rubi e o segundo e terceiro em ouro. Sobre cada rubi, vê-se um leão em ouro,símbolo da Justiça, coroado de marquês, em posição armada, o mesmo que aparece como timbre. Nos demais quartéis, vêem-se lírios em esmeralda, em número de cinco no segundo quartel, postos em sautor, e em número de quatro no terceiro quartel. Os lírios em esmeralda são símbolos da nobreza e da sabedoria.

18 comentários:

  1. Olá Fábio, somos parentes !!! Sou filho do Benê, neto de D.Lúcia filha do Chiquinho Lopes, e tenho uma página de genealogia da familia (que, por sinal, precisa de atualização). Tenho mais informação para você, os pais do Francisco Pereira Motta se chamavam Antonio Lopes Pereira e Marcolina Ramos de Jesus, eu consegui os nomes na curia de S.Paulo através da biografia do Conego Motta irmão do Francisco Pereira Motta. No passado as vezes acontecia de se pular um dos sobrenomes talvez isto explique o porque o pai dele não tem o Motta no nome, de qualquer forma explica o porque seu neto era conhecido como Chiquinho Lopes, o Lopes veio de seu avô. Minha página http://www.geocities.com/spinadragon/index.htm ,você vai encontrar bastante parentes lá, ela não é exclusiva dos Motta, tem a genealogia da familia da minha que é de Cabreúva (Spina) e da familia de minha esposa que é de Jundiaí, contudo minha esposa tem uma tataravô materna que é irmã do Francisco Pereira Motta e morava em Cabreúva também !! meu e-mail para contato é stelaefabio@hotmail.com, até mais primo !!

    ResponderExcluir
  2. Fabio,
    nem sei ao certo se nos somos parentes.
    Se você puder me ajudar seria bom.
    sou neto de Antonio Motta, filho de Manuel da Motta, e meu nome é Manuel da Motta

    PS achei esse blog quando procurava o brasão da minha familia.

    Fica com DEUS

    ResponderExcluir
  3. oi! minha Bisavó se chamava Frorisbela Pereira Motta nascida em 1957 e morava no Pari,Brás em São Paulo. Meu Pai neto dela Marcelo Pereira Motta, meu Avô Pai do meu Pai Nevio Pereira Motta,meu tio irmão do meu Pai Wilder Pereira Motta
    Meu nome: Andrea
    Não conheço minha Avó pois era separada do meu Vô ele e Falecido.
    Se poder me ajudar pois gostaria muito de conheci-la meu e-mail para contato e andreakeikoo@hotmail.com
    Desde Já Grata
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. oi!!meu avô paterno também é um dos pereira motta,e esta com quase 100 anos!!gostaria de conhecer mais parentes do lado dele!! sagiselda pereira motta
    obrigada.....

    ResponderExcluir
  5. olá, familia motta, meu nome é Ezequiel Motta, venho da familia motta de Nova Friburgo-RJ,moro em São Paulo...poderiam me ajudar? qual a informação mais remota da nossa origem (Motta)...País...etc! muito grato!!!meu e-mail: zakarmotta10@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Ezequiel Motta! A origem da Família Motta é da Itália.
      Um abraço!
      Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

      Excluir
  6. Meu nome é Arthur Jorge Queiroz Motta, filho de Arthur Pereira Motta Jr., neto de Arthur Pereira Motta, somos oriundos de Braga, Portugal. Gostaria de saber como obter mais informações sobre minha família.

    ResponderExcluir
  7. Sou do Ceará e gostaria de saber mais sobre minha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaque, também sou do Ceará. Minha família Mota vem de Senador Pompeu. De vem a sua?

      Excluir
  8. Oi Morgana Motta , filha de Severino Gomes da Motta

    ResponderExcluir
  9. Sou Claudinei Pereira da Mota, sou de São Paulo Capital, meu pai Dorcilio Pereira da Mota natural de Sobralia - MG, meu avô Jorcilio Pereira da Mota, meu bisavô Carlos Pereira da Mota morou em Sorocaba - SP antes de migrar com toda a familia para Mina Gerais... Se tiverem mais informações mota9@hotmail.com... obrigado

    ResponderExcluir

  10. Oiê, difícil encontrar família Mota em meu caso com um " T" nunca soube sê... é mesmo ou não do Motta com duo "T".
    Minha avó nasceu em Ilha da Madeira - Portugal Rosa dos Santos Mota. Se puder me ajudar fico grata, Ótimo dia! Tchauzinhooooo fui...

    ResponderExcluir
  11. oi sou motta de americana, minha bisavo se chamava josefa, minha familia se mudava bastante ja moraram em mogi mirim,jaguariuna,aguai,avare,campinas e estamos em americana a uns 40 anos mais ou menos, de acordo com meus tios nos viemos do campo/fazenda

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    me Chamo Daniel Viana Motta sou filho de Sebastião Jeronymo da Motta. Família de origem Italiana, porém antes de vir para o Brasil, foram residentes na província de Faró em Portugal.
    Vieram para o Brasil, por volta de 1939.

    ResponderExcluir
  13. Sou do Ceará Benedita Carvalho Mota Os pais do meu bisavô eram José de Souza Mota e Maria de Souza Meus bisavós eram Catonio Ferreira Mota e Genoveva Meus avós Antônio Ferreira Mota Filho e Rozenda de Souza Mota Meus pais Agripino Teixeira Mota e Fina Carvalho Mota Tenho essa árvore se alguém está nesse galho, por favor responda

    ResponderExcluir
  14. Correção: nome da minha mãe e Dina Carvalho Mota

    ResponderExcluir