
Tradutor eletrônico pede sushi em 12 línguas
Aparelho usa vozes reais para reproduzir mais de 12 mil frases.
Usuário pode comparar sua pronúncia com a nativa, através de um microfone embutido.
Do New York Times
Tamanho da letra
A- A+
New York Times
Com o Speaking Global Translator você pode aprender frases úteis em 12 línguas. (Foto: NYT)saiba mais
Aparelho faz comunicação de iPods via rádio iPod ajuda a desenvolver habilidades médicas Adaptação de tecnologia leva web aos cegos Fone virtual segue movimentos do usuário Celular ajuda na comunicação com surdos Máquina imita surdos para fazer leitura labial
--------------------------------------------------------------------------------
Apenas maior que um maço de cartas, o tradutor eletrônico Speaking Global Translator, top de linha da empresa Franklin, é capaz de pedir sushi para você, em 12 línguas.
O aparelho de US$ 230, pode ser comprado no site da Franklin, e usa vozes humanas reais ao invés de sintetizadores para falar palavras digitadas em inglês, chinês (mandarim), holandês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, polonês, português, russo e espanhol.
Você pode tanto digitar as palavras diretamente, utilizando um pequeno teclado que se abre deslizando abaixo da tela de LCD, ou utilizando um menu hierarquizado para escolher entre mais de 12 mil frases comuns, como “Me leve para um hospital!”.
De acordo com o fabricante, o aparelho pode falar mais de 450 mil palavras. Outras características incluem MP3 player, despertador, calculadora e um gerador de números de loteria. Para aqueles que querem melhorar suas habilidades em uma nova língua, há um microfone embutido que permite que o usuário ouça sua voz, comparando-a com a pronúncia nativa, e jogos de perguntas desenvolvidos para ajudar a pessoa a aprender um novo idioma.
Enquanto a interface melhorou em relação a outros tradutores da Franklin, os botões são pequenos, por isso os óculos de leitura devem estar em ordem. A bateria é recarregada no computador, através de uma conexão USB, e fornece uma semana de funcionamento.
REFERÊNCIA:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL14884-6174,00-TRADUTOR+ELETRONICO+PEDE+SUSHI+EM+LINGUAS.html